quinta-feira, outubro 12, 2006

Estudando o espetáculo (ou pseudointelectualismo de arquibancada)

O palhaço
tem uma meta:
meter um riso
na cara alheia
Oras, não admita
porém, que ele
seja a criatura
mais feliz da terra.
protagonistas da piada
são os mais tristes poetas

Felizes os mágicos,
eles sabem o que é ilusão

Felizes os malabaristas,
Eles sabem mexer com fogo

Felizes contorcionistas,
Eles sabem se virar

Felizes os trapezistas,
Ele tem rede para aparar a queda

Feliz o apresentador,
Ele conhece o gran finale

O mundo é como se fosse
uma bola de algodão doce
tem que abocanhar logo.
quando se passa tempo demais
admirando seu rosa chiclete
ele já sublimou
e foi-se
doce, doce...

Os mágicos são mártires:
eles desvendam os truques
para que nós vivamos a mágica

ô bailarina,
me ensina o seu segredo
de não cair na corda bamba
que minha vida anda um trejeito
que eu nem sei bem direito
o que é corda e o que é queda

Alguém me acode:
sumiu um personagem do meu espetáculo!

Prosa pra circo
Fui dia desses num circo. Era lindo tudo aquilo era como se alegria se estendesse no meu peito. Tão mágico o circo! Tão feliz tudo! Eu me apertava contra cadeira, e era só meu susto com o fogo dos malabares. Senhoras e senhores, meninos e meninas de todas as idades... Meus suspiros a mil! Olha o amendoim! Um menino magrinho me oferece um papelote cheio de amendoim torrado. Eu aceito doe-lhe uns trocados e ele segue entre as fileiras sem ver o estonteante show das motos no globo da morte. Logo em seguida me entra o mágico. Quase lhe pedi: Moço me faz um mundo em que ninguém precise entrar por debaixo da lona!

Os cavalinhos do circo sabem saltar
O elefante levanta a bola
Os macaquinhos fazem mil e uma firulas
E o urso dança fazendo show
Será que continua detrás das grades?

Conversa de inconscientes

- Odeio seu materialismo sistemático
Odeio a matematização do mundo

- Arri! Deixa a poesia do circo.
Guarda suas mágoas debaixo de outra lona!

- E seu disser que meu lirismo virou água

- Doe guarda-chuvas, oras! Que culpa o apresentador tem.

- Os melodramáticos me enojam! Faça novela, não poesia, oras!



PS: Pit adorei seu texto! Perdoe as bobagens que escrevo a partir do seu tema, só fico externando meus sentimentos bobos nesse emaranhado de letras sem graça. Liga não que jornalistas são assim mesmo, ou eu sou assim mesmo tentando ser poeta nas horas erradas.